Comemorações populares
por todo o País
com ampla participação

Festa de Abril na rua<br>com as lutas do povo

Em desfiles, manifestações, espectáculos e inúmeras iniciativas culturais, desportivas e de convívio, promovidas por comissões unitárias, por associações e colectividades, juntas de freguesia, câmaras municipais, estruturas do movimento sindical unitário, por organizações locais do PCP e eleitos da CDU, o 40.º aniversário da Revolução de Abril foi celebrado pelo povo que o fez e que o continua a defender todos os dias.

Merecem destaque, pela grandiosidade ganha com a participação de milhares e milhares de pessoas, as manifestações realizadas no dia 25 de Abril, em Lisboa e no Porto (que tratamos na página 5). Em declarações prestadas na Avenida da Liberdade, Jerónimo de Sousa destacou que estávamos perante «uma imensa manifestação de alegria, de participação», «um rio onde vieram desaguar vários afluentes, como a iniciativa no Largo do Carmo, onde os militares quiseram afirmar o seu papel no 25 de Abril».

Mas o Secretário-geral do PCP fez questão de lembrar os muitos outros sítios, por todo o País, onde o povo saiu à rua para festejar os 40 anos do 25 de Abril, e realçou a ideia fundamental destas comemorações: «Abril valeu a pena, Abril vale a pena, os seus valores continuam presentes e permanentes, tanto naqueles que os viveram, como naqueles que não os viveram mas que os sentem».

Por todo o País, em iniciativas que decorreram ao longo do dia 25 e na noite de 24, e com muitos programas a estenderem-se por diversos dias – e a terem prolongamento natural nas comemorações do 1.º de Maio da CGTP-IN, que desde 1974 é celebrado em liberdade – «o povo saiu à rua» e fez do 40.º aniversário da revolução «uma demonstração clara de que o 25 de Abril continua arreigado no coração do povo português, na sua consciência».

Nestas páginas publicamos algumas imagens dessa festa do povo, para onde o povo transportou os seus anseios e aspirações, o seu protesto perante a actual situação, a responsabilização dos que têm governado contra Abril e a exigência de mudança.




Mais artigos de: Em Foco

O povo saiu à rua

Como um rio onde desaguam vários afluentes, centenas de milhares de pessoas, muitas pela primeira vez, desfilaram entre o Marquês de Pombal e o Rossio, em Lisboa, para comemorar os 40 anos do 25 de Abril. Esta foi uma grandiosa iniciativa de luta, que, num ambiente fraterno e de grande camaradagem, envolveu trabalhadores, democratas e patriotas. Uma vez mais, o povo saiu à rua, para afirmar que é possível um futuro diferente para Portugal.

Abril defende-se com o voto

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu e primeiro candidato na lista da CDU para as eleições de 25 de Maio, participou na manifestação que desceu a Avenida da Liberdade, acompanhado por João Oliveira, líder do grupo parlamentar...

Festa na Madeira

No Funchal, a CDU promoveu uma vez mais a tradicional festa popular comemorativa da Revolução de Abril, na Rua da Carreira, à qual compareceram uma vez mais dezenas de pessoas.

Tribuna Popular evoca Abril

O órgão central do Partido Comunista da Venezuela, Tribuna Popular, destaca na sua edição 235 (referente ao período entre 10 e 30 de Abril) a Revolução de Abril, num artigo assinado pelo membro do Comité Central do PCV Edgar...